terça-feira

Uma Sinopse de "Tieta do Agreste"


Em 1977, nasceu “Tieta do Agreste” – obra na qual Jorge Amado demonstra o conhecimento quase inesgotável dos aspectos mais corriqueiros da vida popular que confere grande verossimilhança ao registro dos costumes, dos ofícios, dos modos de ser e agir, da religiosidade e das estratégias de sobrevivência do povo baiano.
Nas primeiras cenas do romance, Sant’Anna do Agreste, pequena vila do interior da Bahia, vive dias de grande expectativa enquanto se prepara para receber Tieta, filha da terra que retorna depois de 26 anos de ausência. Aos 17 anos, Tieta vivera aventuras amorosas que escandalizaram a população. Denunciada pela irmã mais velha, Perpétua, Tieta foi expulsa de casa pelo pai Zé Esteves.
Desde a sua partida, o único contato de Tieta com a família era através de cartas que tinham como remetente uma caixa postal em São Paulo. Além da correspondência, controlada por Carmo, funcionária dos Correios, amiga e Confidente de Tieta e a solteirona mais alegre e informada da cidade, Tieta também enviava ajuda financeira para o pai, as irmãs Perpétua e Elisa e os sobrinhos.

Tieta volta a Sant’Anna, acompanhada por Leonora, moça bela e triste, que apresenta como sua enteada. Tieta é recebida com toda pompa pela família, habitantes e políticos da cidade perdida no mapa e no tempo.
Leonora e Ascânio (jovem e progressista secretário da Prefeitura, que tem como ambição fazer a luz elétrica chegar à cidade ainda iluminada por luz de gerador) se envolvem em um casto romance, enquanto Tieta tem uma tórrida relação com Cardo, o sobrinho seminarista filho da austera Perpétua, o que provoca no romance um apimentado conflito.
Por sua generosidade, quando retorna ao Agreste, já rica e poderosa, viúva de um industrial paulista, Tieta se transforma na grande benfeitora da cidade, principalmente após contribuir com seu prestígio, junto a políticos, para trazer a luz da Hidrelétrica de Paulo Afonso até sua cidade natal e impedir que os representantes da empresa Brastânio S.A., consiga implantar uma fabrica de titânio, altamente poluidora, na cidade.
Entre tumultos pessoais, o segredo da vida de Tieta é revelado – ela é obrigada a partir mais uma vez, em circunstâncias totalmente inesperadas. Mas, Sant’Anna do Agreste e seus habitantes nunca mais serão os mesmos, e nunca se esquecerão dela.... Tieta.

Nenhum comentário: